Caldeiras a vapor são equipamentos metálicos responsáveis por produzir e acumular vapor a partir de diferentes fontes de energia. A mais comuns são a água, devido à abundância desse recurso e à possibilidade de reaproveitamento através da condensação do vapor. O armazenamento é feito em altas pressões, superior à pressão atmosférica, e em alta temperatura. Após a produção e armazenamento, o calor do vapor é utilizado como fonte de energia térmica, aquecendo ambientes além de diversos outros processos nas industrias de forma geral.

Com o advento das caldeiras a vapor, a combustão se concentrava em apenas um ponto da indústria, e o calor era distribuído através das tubulações de vapor.

No início, elas não eram cilíndricas, pois não era sabido que esse formato aumenta a sua resistência mecânica. Um dos responsáveis por essa mudança de formato foi o engenheiro estadunidense Oliver Evans.

Ela foi a tecnologia responsável por inaugurar essa nova era na produção manufaturada e vem alimentando, até hoje, a dinâmica da indústria, principalmente aquelas que necessitam de altas temperaturas.

 

A SD Engenharia é especialista nas adequações de caldeiras a vapor. Em nosso currículo, já adequamos as documentações de mais de 1000 equipamentos de diversos clientes ao longo de mais de 10 anos de trabalho. Estamos equipados a elaborar documentos de inspeção inicial, periódico, extraordinário e também de integridade, além de reconstituição de prontuários para esses equipamentos de alto risco. Realizamos PAR, projetos de alterações ou reparos para adequações físicas com base em estudos e cálculos realizados.