Buscar
  • 8 To One

Conheça a NR-13 com o Especialista Marcos Rosa

Todos os anos, industrias de diferentes setores do mercado assumem grandes prejuízos causados pela não adequação aos equipamentos de alto risco, como caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos, um órgão do governo fiscaliza as adequações destes equipamentos e o não atendimento a norma NR-13 tem gerado multas, além disso gerado acidentes, trazendo custos não previstos às Indústria.

Alguns acidentes são causados por explosões, vazamentos de fluidos tóxicos, planejamento incorreto, entre outros problemas relacionados a gestão dos ativos. Isso pode ser evitado a partir do uso correto e profissional da Norma Regulamentadora de número 13, a norma responsável pela segurança e integridade dos trabalhadores e dos equipamentos usados para os mais diversos fins e processos produtivos.

A NR-13, estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento no que diz respeito a instalação, inspeção, operação e principalmente manutenção, com o principal objetivo de garantir a segurança e a saúde dos operadores envolvidos.



Eu costumo dizer que a norma NR-13 é sustentada por dois pilares, onde o Primeiro é a Integridade, este pilar deve ser sempre avaliado e levado em consideração. O equipamento de alto risco deve sempre estar em boas condições e apresentar uma integridade estável. Só podemos garantir essa integridade através das inspeções que são exigidas à esses equipamentos pela norma NR-13.


O segundo pilar é a Segurança. A segurança só é possível se todos os requisitos da norma NR-13 forem atendidos, um destes requisitos diz respeito ao treinamento de operadores, tanto de caldeiras como de vasos de pressão, a norma NR-13 dá todas as diretrizes para esses treinamentos e o Profissional Habilitado, ou PH, deve estar a par deste itens, para que a operação do equipamento possa estar em Segurança. Existem muitos requisitos além deste, e este Blog for criado para tratarmos de cada um deles.

Visto que empresas de diferentes áreas de atuação necessitam de um mercado de profissionais especializados em NR-13, esse blog pretende através das instruções do especialista em NR-13, Marcos Rosa, ensinar através de um conteúdo teórico e técnico bem formulado, como utilizar da melhor maneira possível a NR-13, seja você um profissional já experiente, ou um profissional que deseja começar a entender melhor desta área para atuar neste mercado, ambos os casos, você está no lugar certo. Aqui você pode aprender técnicas, e terá a experiência de quem já atua neste mercado a muito tempo te apoiando.


Mas quem é Marcos Rosa?

Com mais de 20 anos de experiência no que se refere a Integridade e Segurança de equipamentos enquadrados na norma NR-13, Eu sou um empresário que atua em todo o território brasileiro, diretamente na área de inspeção de equipamentos de alto risco, além de ser líder de uma equipe altamente capacitada perante a esta norma regulamentadora.

Já treinou mais de 100 profissionais habilitados através do Curso de Alta Performance em NR-13, metodologia criada em 2019 por mim e com 100% de aprovação pelos mais de 100 profissionais que já utilizam essas técnicas para atuar de forma assertiva neste mercado.

Com formação em metalurgia, no início da minha carreira eu atuava na área de análises e ensaios de materiais, trabalhando em laboratórios metalúrgicos, além de prestar serviços em projetos de análise de falhas em componentes mecânicos, construindo desde o início, bastante bagagem nessa área técnica da integridade dos materiais.


O que esperar do Blog NR-13 descomplicada?

Através desse blog, será disponibilizado um conteúdo profissional, técnico e detalhado com relação a NR-13, com textos semanais de diferentes temas relacionados à norma, fazendo com que os leitores aumentem o nível de conhecimento para diferentes fins. O blog é uma extensão do canal do Youtube “Marcos Rosa - NR-13 Descomplicada”, onde já se encontram muitos vídeos com episódios reais onde a NR-13 deve ser aplicada, dicas, podcasts, documentários que mostram como é o dia a dia de uma empresa de Engenharia de Inspeção aplicada a NR-13, além de bate-papo com alguns especialistas que trazem situações reais e apresentam opiniões relevantes sobre o tema.

Espere por um conteúdo muito rico aqui no Meu blog NR-13 Descomplicada, é uma honra ter você aqui, e espero que esses textos sejam de grande valia e que além de ensinar, eu possa aprender também com o seu comentário ou opinião, até breve.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo